Histórias bíblicas

HUMM! QUE PERFUME!

Podemos notar nesse pequeno episódio de Jesus com aquela mulher que O ungiu que Ele sonda os corações e valoriza as intenções. Muitos feitos de pessoas grandiosas estão totalmente esquecidos, mas aquele ato de gratidão de uma humilde mulher está escrito em milhares de línguas diferentes. Jesus disse que por toda parte seria lembrado o que ela fez.
E você, professor, o que tem feito para Jesus? O que tem feito para seus alunos, familiares, amigos, que poderão se lembrar mesmo que tenham se passado muitos anos?
"E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai" (Cl 3:17).
Ler: Mateus 26:6-13; Marcos 14:3-9.
Versículo para DECORAR: "Porque o Filho do Homem veio para buscar e salvar quem está perdido". Lc 19:10.
APLICAÇÃO: mostrar que cada pessoa agrada a Deus quando faz a Sua vontade.



Introdução

Quem aqui gosta de sair perfumado? Como é bom um cheirinho gostoso!!! Eu trouxe aqui várias perfumes, vamos ver qual vocês preferem? Este aqui é o mais caro; o que vocês acham se eu deixá-lo cair e quebrar, ou se eu passar bastante em vocês e acabar com todo o meu perfume preferido?

Certa vez uma mulher fez isto para Jesus.


Desenvolvimento



Contar sobre  Mateus 26:6-13; Marcos 14:3-9.



Conclusão



O que será que agrada a Jesus? Vejam algumas coisas que você pode fazer para demonstrar gratidão e amor a Jesus: cuidar da igreja; falar de Jesus para seus colegas; obedecer aos pais. O que mais? ( Deixe as crianças falarem algumas coisas.)




Fonte: EDITORA CRISTÃ EVANGÉLICA - clique para comprar. - A VIDA DE JESUS  3 (5)


Read more: http://blogtiale.blogspot.com/2012_11_01_archive.html#ixzz2GvHSvDEf

História de Ana

Ana


“Ana”



1- Revisão da lição anterior: “Rute” (faça algumas perguntas para as crianças).
2- Objetivo: Levar às crianças a conhecer e a usar a oração de súplicas, de clamor por um pedido.
3- Quebra-Gelo: Você já conseguiu alguma coisa da sua mãe ou de uma outra pessoa, porque você insistiu, pediu muitas vezes?
4- Versículo para Memorizar: “Não fiquem preocupados com coisa alguma; em tudo sejam conhecidas, diante de Deus, as suas petições, pela oração e pela súplica” - Filipenses 4:6
(Líder enfatize a oração de súplica que as crianças devem fazer. Súplica não é uma simples oração, mas é uma oração de clamor, de choro, de muita fé, com fervor, diante de um pedido que realmente precisamos que o Senhor nos atenda!)
5- Referência Bíblica: 1 Samuel 1:1 a 2:21
6- Mensagem: Havia um homem da tribo de Efraim, chamado Elcana, que vivia na cidade de Ramá, na região montanhosa de Efraim. Elcana tinha duas mulheres, Ana e Penina. Penina tinha filhos, porém Ana não tinha. Penina, sua rival, provocava e humilhava Ana porque o Senhor não permitia que ela tivesse filhos. Isso acontecia ano após ano. Sempre que iam ao santuário do Senhor, Penina irritava tanto Ana, que ela ficava só chorando e não comia nada. Certa vez eles estavam em Siló e tinham acabado de comer. Eli, o sacerdote, estava sentado na sua cadeira, na porta da Tenda Sagrada. Aí Ana se levantou aflita e, chorando muito, orou a Deus, o Senhor. E fez esta promessa solene: — Ó Senhor Todo-Poderoso vê a minha aflição e lembra-se de mim! Se tu me deres um filho, prometo que o dedicarei a ti por toda a vida e que nunca ele cortará o cabelo. Ana continuou orando ao Senhor durante tanto tempo, que Eli começou a prestar atenção nela e notou que os seus lábios se mexiam, porém não saía nenhum som. Ana estava orando em silêncio, mas Eli pensou que ela estava bêbada e disse: — Até quando você vai ficar embriagada? Veja se pára de beber! — Senhor, — respondeu ela —, eu não estou bêbada. Estou desesperada e estava orando, contando a minha aflição ao Senhor. Eu estava orando daquele jeito porque sou muito infeliz e sofredora. Então Eli disse: — Vá em paz. Que o Deus de Israel lhe dê o que você pediu! Ela ficou grávida e, no tempo certo, deu à luz um filho. Pôs nele o nome de Samuel. Elcana e a sua família foram a Siló para oferecer ao Senhor o sacrifício anual e o sacrifício especial que ele havia prometido. Ana, porém, não foi. Ela disse ao marido: — Assim que o menino for desmamado, eu o levarei ao santuário de Deus, o Senhor, para que ele fique lá toda a sua vida. Depois que ele foi desmamado, ela o levou a Siló. Samuel era muito novo, tinha dois ou três anos, quando a sua mãe o levou à casa do Senhor, em Siló. Os pais de Samuel ofereceram o touro em sacrifício e levaram o menino para Eli. Ana disse: —Eu pedi esta criança a Deus, o Senhor, e ele me deu o que pedi. Por isso agora eu estou dedicando este menino ao Senhor. Então eles adoraram a Deus ali. Ana, a sua mãe, todos os anos fazia uma túnica para ele e a levava quando ia com o seu marido oferecer o sacrifício anual. Então Eli abençoava Elcana e a sua mulher e dizia: — Que o Senhor Deus dê a você e a Ana, a sua mulher, outros filhos para tomarem o lugar do que foi dedicado a ele! Depois eles voltavam para casa. E o Senhor abençoou Ana, e ela teve mais três filhos e duas filhas. E o menino Samuel crescia no serviço de Deus, o Senhor.
7- Aplicação: Ana foi persistente, e clamou ao Senhor com choro! Ela queria ter um filho. E Deus ouviu o seu clamor e lhe deu Samuel. Você tem um grande pedido para fazer ao Senhor? Então você não pode fazer uma oração qualquer. Você tem que fazer como Ana: suplicar, clamar, chorar por aquilo que você precisa que Deus faça em sua vida. E Ele te ouvirá, e algo vai acontecer! Ore com fé, crendo que o Senhor vai agir e te ajudar!
8- Atividade: Brincadeira: “ SOPRA-SOPRA” - Material: balões de assoprar, papel sulfite, canetas coloridas. Escrever frases da história de Ana, em tiras de papel sulfite, e colocá-las dentro dos balões. As crianças deverão assoprar o balão até estourar. Em seguida, recolher as frases e montá-las na sequência da história. Variação: pode fazer frases da história ou palavras do versículo.
9- Comunhão / Encerramento
Fonte: Água Viva Kids.


O Porquinho Dizimista

Retirei essa história do site: http://sementinhakids.wordpress.com/recursos-2/historinhas-para-evangelizar/o-porquinho-dizimista/

História de Eliane Bispo tirada de http://escoladominical.net/forumAdaptada e ilustrada por Pastora Gabriela Pache de Fiúza. Material produzido para a Igreja Boa Semente. Proibida impresão para venda ou comercialização.
FIGURA 1
Em uma floresta moravam três porquinhos Bola, Bolinha e Bolão com sua mãe Dona Porca Maricota.Ela ensinava os porquinhos a serem obedientes, agradarem a Deus e dar o dízimo, que é 10% de todo dinheirinho que os porquinhos recebem, pois a cada mês ganhavam uma mesada.

FIGURA 2Bola gostava muito de bala e sempre que ganhavam um dinheirinho, comprava tudo de bala. Ele nem se lembrava de entregar o dizimo. Era só pegar nalguns trocadinhos que já corria pra o Quiosque de Dom Porquinoco comprar tudo em balinhas.
FIGURA 3Bolinha às vezes dava o dízimo, mas geralmente se lembrava de dar o dízimo depois que o dinheiro tinha acabado. Aí ele pensava:-Puxa esqueci de novo de separar e entregar o dízimo! Bom da próxima vez eu separo. E assim entregava às vezes e outras não!
FIGURA 4Bolão era o único porquinho fiel. Sempre que recebia algum dinheiro, antes de comprar qualquer coisa perguntava para sua mãe quanto tinha que tirar de dízimo e o separava com maior prazer. Ele queria ser um porquinho obediente a Palavra de Deus. Amava honrar ao Senhor com tudo que chegava na sua mão!Um dia os 03 porquinhos conversaram com sua mãe e disseram que queriam ter sua própria casa, a mãe permitiu desde que fosse construída perto da casa dela.
FIGURA 5Bola não tinha dinheiro para comprar bons materiais, era muito preguiçoso e achava bem mais fácil e de menos esforço construir uma casinha de qualquer jeito. Então juntou palha nos campos vizinhos e construiu sua casa, acabou mais rápido dos que os seus irmãos e dedicou o resto do tempo brincando e comendo balinhas.
FIGURA 6Bolinha resolveu fazer uma casa de madeira, porque também não tinha muitos recursos e não queria ter muito trabalho. Logo terminou e se junto ao Bola pra brincar e tirar sarro do irmão Bolão que trabalhava com muito entusiasmo.
FIGURA 7Bolão demorou um pouco mais para construir sua casa, pois como era fiel no dízimo Deus dava a ele muita sabedoria, então resolveu fazer a casa de tijolos. Também podia se ver claramente que Deus o tinha abençoado muito!
FIGURA 8Num belo dia o lobo Devorador estava andando pela floresta quando avistou a casa dos porquinhos, ele pensou: Hum… que delícia hoje vou ter uma saborosa refeição!Então parou em frente à casa de Bola e começou a soprar…Ele dizia:
- Soprarei, soprarei, e esta casa derrubarei….BusssshhhhhhhhhhhhNão precisou soprar muito e a casa desabou. Bola ficou muito assustado, saiu correndo para a casa de Bolinha e o lobo Devorador atrás.

FIGURA 9-Ahhhhhh, hoje é o meu dia de sorte!! -Dizia o Devorador.- Dois deliciosos porquinhos!- Soprarei, soprarei, e esta casa derrubarei….Busssshhhhhhhhhhhh
Ele soprou, soprou, soprou e Tibum a casa caiu no chão.Os dois então saíram correndo para a casa de Bolão e o lobo Devorador atrás.

FIGURA 10- É agora que eu como estes porquinhos!- Soprarei, soprarei, e esta casa derrubarei….BusssshhhhhhhhhhhhFurioso ele soprou, soprou, soprou…soprou, soprou e ficou sem fôlego.Encheu o peito de ar e com muita raiva soprou, soprou, soprou…soprou, soprou até que quase desmaiou muito envergonhado foi embora.
FIGURA 11Os três maninhos se abrazaram muito contentes, Bola e Bolinha estavam arrependidos. Haviam aprendido uma grande lição. Deus cuida daqueles que são fieis a Ele.O lobo Devorador não conseguiu derrubar a casa de Bolão!! Sabem por quê?Por que Bolão era fiel no dízimo e Deus prometeu na sua palavra em Malaquias 3:10 -11 que repreenderia o devorador.Ás vezes você ganha uma roupa nova e logo rasga, seus brinquedos estragam com facilidade ou você sempre perde seu dinheirinho, isso é o devorador.Por isso que temos que ser fiéis e devolver os 10% que é de Deus. Sempre que você ganhar seu dinheiro, não importa se é muito ou pouquinho, pergunte para a mamãe ou o papai quanto é o seu dízimo, coloque no seu envelope e traga na igreja.











0 comentários:

Postar um comentário